Paulo Severino da Silva nasceu no dia 15/04/1971, em Timbauba. Trabalha em diversos ramos da arte: pintura, teatro, decoração (painéis de aniversário, etc.) e arranjos florais. Esse seu interesse por essas coisas começou na adolescência. Suas pinturas são feitas sobre a cerâmica, no caso o “piso” de cerâmica, e boa parte da matéria prima é doada, assim como outros materiais que ele utiliza. Para aprimorar a sua arte na pintura ele fez um curso de Serigrafia no SENAC da cidade. Não gosta de comercializar sua obra, apenas vendeu suas obras para um texano que morou por três anos em Timbaúba, e depois voltou para sua terra, levando consigo algumas de suas telas. Ele expôs suas obras apenas uma vez, na semana da cultura, na Casa de Cultura de Timbaúba. Nas suas obras ele gosta de retratar imagens da natureza, paisagens, floral.
Timbaúba dos Batistas
Severino Araújo nasceu no dia 02/07/1944, em Timbaúba. Escultor que trabalha com a cerâmica. Aprendeu a moldar a cerâmica com a mãe, que fazia utilitários domésticos. Descobriu sozinho como criar formas na cerâmica, assim evoluiu na escultura de estátuas. Antigamente suas obras eram mais comercializadas do que hoje em dia. A venda de suas obras era maior na região de Caicó, onde existia um mediador para a comercialização, Chico Faísca. Devido às condições de saúde precária de Chico atualmente tal transação não ocorre mais. Suas obras eram na maioria esculturas dos Negros da Irmandade do Rosário e Sant’Ana. Hoje não vende mais as suas obras por que não há procura por elas, e também pelo fato de não ter outro mediador que possa facilitar as vendas. “Não vendo mais por que não tenho a quem vender!”. Seu trabalho é a agricultura, pois toda a sua família é de agricultores. Esse era o seu trabalho mesmo no tempo em que comercializava as obras. Severino já expôs suas obras em lugares como Natal e Caicó no RN.
Tâmara Batista Gomes de Araújo, conhecida como Tâmara Batista, nasceu em 09/08/1996 na cidade de São Paulo/SP, mas sempre morou em Timbaúba dos Batistas/RN. Desde cedo, já demonstrava interesse pelas artes. Entre seus 13 e 14 anos de idade, percebeu o seu lado artístico em um trabalho da escola. Começou a realizar trabalhos usando o lápis de colorir. Um ano antes fez aulas de pintura em tecido, mas ainda não se via como artista. Em 2016 iniciou aulas particulares com o artista Adonay Dantas, também Potiguar, e apresentada a diversos materiais como: lápis grafite, tinta acrílica, giz pastel seco, giz pastel oleoso, aquarela, nanquim, entre outros. Hoje, Tâmara realiza trabalhos em vários estilos e técnicas, tendo como temáticas principais a natureza e o abstrato. Suas obras podem ser aprecia das em seu Instagram: @tamaraartes__. Já participou de diversas exposições, entre elas: Exposição SESC na Casa de Pedra em Caicó RN – 2017; Exposição na Casa de Cultura Popular de Caicó RN – 2019; Bienal Black Brazil Art “Mulheres (in)visíveis” em Porto Alegre RS – 2019/2020; Bienal online “Um olhar Naif nos tempos da COVID-19 – 2020/2021; Exposição online 3D Calicot Galeria Virtual – 2021; Exposição Arte Vida Arte “Arte, interação na vida” online 2021; Projeto Festival de Cores – IV Salão Dorian Gray de Artes Potiguar online (cometi falta na física) 2021; Exposição Amor, Arte e Vida no Rio de Janeiro – 2021; 2ª Bienal Black Brazil Art 2022. O trabalho da artista apresenta grande pioneirismo, dadas as circunstâncias adversas da pequena cidade onde vive. Para obter seus materiais, recorre às Cidades de Caicó e Natal, e aos sites de e-commerce.
Vanessa Pereira Silva Araújo, conhecido como Vanessa Pereira, nasceu em 18/07/1996 na cidade de Caicó/RN e reside atualmente em Timbaúba dos Batistas/RN. É autodidata e começou a produzir em 2006. Utiliza a técnica do acrílico sobre tela e seu tema principal é a cultura do Seridó. Comercializa suas abras através das redes sociais.
(Instagram: @ vanessapperee). Ainda não realizou exposição de suas obras.