Cidades

Ipueira

Dalécio
Ipueira

Dalécio

Dalécio Feitosa Mariz natural de Tauá/CE, nasceu no dia 02/08/72, mas reside em Ipuera. Quando criança ele já gostava de ter o canivete na mão e esculpir pequenas peças de madeira, na medida em que ia crescendo ele passou a esculpir no gesso e depois no cimento. Suas peças só são realizadas por encomenda. Sua criação surge do molde em gesso do rosto, depois ele enche de cimento e solda as partes principais, depois faz o molde em cimento. Ele retrata mais a figura humana, sendo personagens religiosos ou políticos da região. Suas peças estão espalhadas pelo Brasil e algumas se encontram na Itália, no Vaticano.


Fernando Jorge de Morais mora atualmente em Ipuera, quando pequeno ele já fazia seus primeiros traços e rabiscos, inspirado em um amigo desenhista. Ele procurou estudar livros de arte para desenvolver a sua. Ele pinta em tela, esculpe em cerâmica. Nas suas obras ele não fica muito preocupado na questão da estética, ele se preocupa com a filosofia que determinada obra possui e que ela procura transmitir. Já expôs suas obras em exposições coletivas, como na FAMUSE (Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó) em Caicó.


José Eder
Ipueira

José Eder

José Eder de Medeiros Souza nasceu no dia 03/01/1983 em São Mamede/PB (pois na época Ipueira não possuía maternidade), mas reside em Ipueira, Sua habilidade artística é de pintar em telha e desenhar em camisetas. Os temas são os mais diversos. Sua comercialização ocorre mais por encomenda. Aprendeu a desenhar através de observações nas histórias em quadrinhos e em revistas que ensinam a desenhar. Expõe as suas obras na festa do padroeiro da cidade.


Maria Emília de Medeiros pinta em tecido, cartolina, telhas e faz desenhos em grafite. Em suas obras os temas abordados são diversos. A comercialização de suas obras ocorre mais por encomenda, embora ela não procure muito a venda de suas obras. Seu sustento financeiro vem do seu trabalho em uma loja da cidade, passando assim a arte a ser um passatempo.


Sinval Alencar de Medeiros nasceu em 11/10/1935, no município Esperança/RN, pertencente á Ipuera. Ele esculpe na madeira de Umburana ou de Tapiá e depois enverniza a sua obra, o tema mais recorrente em suas obras é o de animais, como cavalo, boi, etc. Quando pequeno já possuía a habilidade, mas veio esculpir mais sério a partir dos trinta anos. O material utilizado para esculpir as obras foi todo produzido por ele. A comercialização de suas obras ocorre na sua casa, atualmente ele não faz por encomenda.

Cidades