Cidades

São João do Sabugi

Antônio Ezequiel
São João do Sabugi

Antônio Ezequiel

Antônio Ezequiel Neto é natural de Parelhas/RN, mas mora em São João do Sabugi, nasceu no dia 03/07/31. No meio artístico ele pinta e esculpe. Na pintura ele tem preferência por paisagem e na madeira ele esculpe vários temas, principalmente animais e partes do corpo humano que servem para os fiéis pagarem promessas (ex-votos). Para ambos não fez curso de especialização, foi tudo da sua habilidade. Ele comercializa as suas obras, mas não procura dar preços elevados, por vezes até doa as obras. Pois o seu sustento financeiro vem de outros trabalhos.


Hadoock Ezequiel
São João do Sabugi

Hadoock Ezequiel

Hadoock Ezequiel Araújo de Medeiros é natural de Caicó/RN, mas veio morar em São João do Sabugi ainda criança, nasceu no dia 11/06/1982. Dedica-se tanto a pintura quanto a escultura. Na pintura gosta mais de abordar o paisagismo, e esculpe mais animais. Aprendeu um pouco de pintura com o irmão mais velho, que pinta, e com outros membros da família que também pintam e esculpem. Ele é aluno do curso de Letras da UFRN de Currais Novos, e a pintura é mais uma forma de expressão, não realiza a comercialização dela. Já chegou a expor suas obras na FAMUSE (Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó), que ocorre em Caicó/RN.


Iranice
São João do Sabugi

Iranice

Iranice Araújo de Medeiros é natural da Paraíba, mas chegou a São João do Sabugi ainda criança, nasceu no dia 30/07/1958. Ela desenha e esculpe em madeira. Nos desenhos gosta de abordar a paisagem e esculpe animais e partes do corpo humano, para promessas (ex-votos). Seu trabalho foi sempre no roçado, o que a impedia de ter muito tempo para desenvolver a sua arte e criar muitas obras. Ela é casada com João Zacarias e juntos tiveram filhos que também possuem habilidade para a arte.


João Zacarias
São João do Sabugi

João Zacarias

João Zacarias de Medeiros, mais conhecido como Bebeu, é um pintor da cidade de São João do Sabugi, nasceu no dia 09/07/73. Não fez curso para aprimorar a sua pintura, apenas recebeu conselhos de amigos que pintam. Nas suas obras ele prefere retratar a paisagem. Assim como outros, o seu meio de subsistência financeira não vem da arte, ele trabalha em uma oficina, mas ele também comercializa as suas obras. A arte para ele é algo que serve para relaxar, algo que o faz esquecer os seus problemas. Já realizou exposições individuais em várias cidades da região, principalmente na sua, em época de festa de padroeiro.


Zety
São João do Sabugi

Zety

José Araújo Dantas, mais conhecido como Zety, é um pintor da cidade de São João do Sabugi. Embora ele seja natural de Patos/PB, nasceu no dia 09/01/49. Ele começou a se dedicar a pintura depois de se aposentar do trabalho de projetos elétricos e mecânicos. Nunca fez um curso para desenvolver mais a sua arte, foi criando a sua própria técnica a partir de conselhos de amigos que pintam. Devido a ele ter sua própria técnica, alguns chegam a criticar sua obra, dizendo que ela precisa de mais estudo, mas ele afirma que se for estudar vai ficar igual a dos outros pintores, então ele quer a dele diferente. Seu tema preferido é o sertanejo, onde ele aborda a questão dos vaqueiros sertanejos e a vegetação e sua diversidade de acordo com a época do ano. Ele comercializa suas obras, mas encontra uma dificuldade em dar um valor a elas, deixado para o comprador esta função. Essa dificuldade também vem do fato dele não sobreviver da sua produção artística, e considerar a pintura mais um lazer do que um ofício. Já colocou suas obras em exposição, na festa do padroeiro da cidade e em outros lugares da região. Também já expôs na Praça da República em São Paulo (cidade em que mora uma de suas filhas).

Cidades